Feriado Corpus Christi 2017: O que é? Data, Curiosidades

Estamos em um país majoritariamente católico e o feriado Corpus Christi 2017 é uma das datas mais aguardadas pela população. Se você quer saber quando cairá o feriado Corpus Christi 2017 e conhecer um pouco sobre a origem e a história dessa data, é só acompanhar nosso post até o final.

1

Feriado Corpus Christi 2017

Feriado Corpus Christi 2017: O Que é Essa Data?

A celebração de Corpus Christi é um evento baseado em tradições católicas que ocorre para que a Igreja Católica comemore o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Esse é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas em procissão e a celebração ocorre no mundo todo.

Durante a celebração, os fiéis agradecem a Deus pelo dom da Eucaristia. Nela, o Senhor se faz presente representando remédio e alimento para suas almas.

A Eucaristia é o Sacramento do corpo e do sangue de Cristo. É, portanto, a fonte da vida cristã.

O nome “Corpus Christi” vem do latim e, para nós, significa “Corpo de Cristo”.

Feriado Corpus Christi 2017: Qual é a Origem da Celebração?

Quem está aguardando ansiosamente pelo feriado Corpus Christi 2017 não faz ideia de como essa celebração é antiga.

3

Sua origem remonta ao século XIII, mais precisamente ao ano de 1243, quando tudo começou em Liège, na Bélgica. A história conta que a freira Juliana de Cornion tinha visões de Cristo e, nessas visões, Ele desejava que a Eucaristia fosse celebrada com mais destaque.

Pouco mais de 20 anos depois, no ano de 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. Na época, São Tomás de Aquino foi quem preparou as leituras e os textos litúrgicos que são utilizados até hoje durante a celebração.

Desde 1274, é realizada a procissão com a Hóstia, mas somente na época barroca esse ato tornou-se um cortejo de ação de Graças.

Feriado Corpus Christi 2017: Comemorações no Brasil

O calendário religioso de Brasília adotou a comemoração de Corpus Christi há menos de 60 anos, em 1961, mas como estamos em um Estado Laico, não se trata de um feriado nacional, e sim de um ponto facultativo.

Na primeira comemoração, uma procissão pequena saiu da Igreja de Santo Antônio e foi até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. Foi em Ouro Preto, Minas Gerais, que surgiu a tradição de enfeitar as ruas e que se mantém até hoje.

2

Os fiéis realizam uma verdadeira manifestação artística popular por meio de tapetes de ruas coloridos e confeccionados para a passagem da procissão. Os desenhos são os mais variados, mas sempre focando no tema Eucaristia. Para a confecção, são utilizados materiais diversos como serragem, areia, farinha, flores, borra de café e muito mais.

Basicamente, a celebração de Corpus Christi consiste em uma missa e uma procissão, ambas adorando o Santíssimo Sacramento. No feriado Corpus Christi 2017, não será diferente.

Feriado Corpus Christi 2017: Data

A comemoração de Corpus Christi acontece na primeira quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Assim, a festa de feriado Corpus Christi 2017 será realizada no dia 15 de junho.

O quanto este post foi útil?

Comentar